quarta-feira, 24 de novembro de 2010

24 horas de Le Mans

O circuito tem uma extensão de 13,650 metros, usa parte do circuito Bugatti e é em grande parte composto por estrada nacional. As mais célebres passagens são as curvas de Tertre Rouge, Mulsanne, Arnage, Casa Branca e, principalmente, a reta de Hunaudières: extensão de 5 km onde os protótipos mantém uma velocidade de mais de 400 km/h durante um minuto. Esta porção do circuito foi dividida em três trechos graças à instalação de duas chicanes em 1990. Essa medida foi necessária porque alguns automóveis insuficientemente carregados aerodinamicamente, para poderem atingir uma maior velocidade, acabavam tendo a tendência de levantar vôo nesse trecho. Agravava ainda o fato de que, quando rodavam em velocidades próximas aos 400 km/h (o recorde estabelecido foi de 405 km/h), os pneus eram submetidos a pressões muito intensas, que os levavam a deformações extremas e ao rebentamento se não estivessem em boas condições. A situação era ainda pior visto que esse tipo de situação podia acontecer de noite e em meio a carros de GT, que rodam cerca de 100 a 150 km/h mais devagar.
O recorde de vitórias individuais por piloto é detido pelo dinamarquês Tom Kristensen, com oito sucessos, e o recorde de vitórias por construtores é detido pela Porsche, com dezesseis sucessos. O recorde da distância e a mais elevada velocidade média ao longo das 24 Horas permanece imbatido desde 1971, quando o Porsche 917K de Helmut Marko e Gijs Van Lennep percorreu 5.335 km à media de 222,304 km/h. recorde batido pelo O Audi R15 TDi em 2010, designado como carro #9, completou um total de 397 voltas, cobrindo uma distância de 5,410.713km, quebrando o anterior recorde fixado em 1971 pelo Dr. Helmut Marko e Gijs van Lennep ao volante do Porsche 917, com 5,335.313km. Nessa altura o circuito não tinha chicanes.
( Fonte texto: Wikipedia / Fotos: Gonzo e Vânia)

     
Meninas visitem  o museu e o circuito, é muito legal poder andar em uma pista sabendo que ali aconteceram e acontecem grandes corridas, mesmo estando em um Stark vermelhinho e não em um F1 Ferrari...
Abraço à todos, Vânia

4 comentários:

  1. Olha, uma Maria Ruela falando que VALE A PENA visitar o museu de Le Mans. Tão vendo, meininas, não é tão ruim assim...

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  2. Até que para uma agrônoma eu gosto bastante de carros....rs rs rs ... vale a pena mesmo, e na saída tem uma lojinha cheia de coisinhas interessantes...rs rs rs

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  3. Este post aqui praticamente condenou o blog do ze ruela... To achando melhor a gente migrar pro blog da maria!

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  4. Quero irrrrr!!! ADORO museus!!
    As fotos são lindas!!! E lojinhas de museus então... AMO!!! rsrsrs

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